GEEQ

GEEQ
Paixão sem limites ! Somos loucos por cavalos !

quinta-feira, 6 de maio de 2010

Puro Sangue Inglês

A raça Puro-Sangue Inglês (Puro Sangue de Corrida) foi formada ou estabelecida na Inglaterra, por volta de 1730, durante o reinado de Charles II.

Teve como base alguns garanhões Árabes ou Berberiscos, destacando-se entre eles Darley Arabian, Birley Turk e Godolphin Bart, que foram cruzados com éguas nativas das ilhas Britânicas, já impregnadas de sangue árabe como resultado da entrada de animais destas raças, vindos em invasões anteriores.
Foram fundamentalmente importantes, 30 éguas denominadas Royal Brood Mares, selecionadas meticulosamente e pertencentes, como diz seu nome, ao Haras Real.
Sem dúvida alguma, o meticuloso espírito inglês foi fundamental na anotação e observação dos primeiros animais produzidos e graças a isto, foi efetuada rigorosa e objetiva seleção nos primórdios da raça.
Remonta a 1704 os primeiros produtos registrados e constantes do Stud Book Inglês (General Stud Book).
Foi esta raça selecionada evidentemente com o objetivo de disputar corridas as quais eram naquela época, de longas distâncias, se comparadas com as atuais.
A rigorosa seleção anteriormente citada e a ginástica funcional naturalmente advinda das competições e das preparações, para elas, fizeram do Puro-Sangue Inglês um animal extremamente bem desenvolvido no sentido de uma poderosa estrutura óssea e muscular, aliadas a uma grande agilidade e saúde geral.
Fixando-se durante cerca de 270 anos estas características com objetivos fundamentalmente funcionais, é hoje o Puro-Sangue Inglês, um animal de características absolutamente definidas, podendo ser considerado zootecnicamente como raça pura.
Mercê de suas qualidades de destreza e vigor, de sua perfeição física e de grande precocidade, tem o Puro-Sangue Inglês desempenhado em todo mundo o papel de um melhorador de raças fisicamente inferiores, produzindo excelentes mestiços para esporte, tração leve e em determinada época, excelentes cavalos para fins militares, inclusive combate.
Para ser aceito como puro, deve o Puro-Sangue Inglês apresentar oito gerações de animais puros registrados no Stud Book Oficiais.
O registro, o pedigree e o certificado de origem emitido por um Stud Book são documentos aceitáveis e reconhecidos em todo mundo, o que dá a esta raça uma condição de pureza e reconhecimento universal.
No entanto, a raça que agora conhecemos foi um cruzamento intencional de raças, feito com o único propósito de se obter uma raça de bons cavalos de corrida.

E estamos realmente perante um velocista puro.
Esta raça pode ter-se desenvolvido a partir de um cavalo autóctone, que não sofreu quaisquer alterações, dado o seu isolamento nas ilhas britânicas até ao sec. XVII.
Muitas das raças europeias foram cruzadas com espécies nórdicas, de cavalos mais pesados e muito robustos, mas mais lentos.
Como este cavalo autóctone não o foi, manteve as suas características, sendo mais tarde cruzado com o Árabe e com raças orientais muito ágeis, sendo o resultado o que hoje conhecemos como puro sangue inglês.
O Puro Sangue Inglês conquistou o mundo graças à sua velocidade e resistência, sendo usado em corridas pelos quatro cantos do planeta, onde continua a manter o domínio.
Além de velocista, este cavalo é um bom saltador de obstáculos e um bom cavalo de sela para passeio.
As características desta raça passam ainda pelo seu ar altivo, como se dominasse sempre qualquer situação, e pela coragem que demonstra quando lhe aparecem obstáculos pela frente.
O PSI pode atingir os 500 kg e 1,65m de altura
As cores mais comuns são várias tonalidades de castanho
Temperamento

Tendo sangue quente, o PSI é extremamente corajoso e incansável. Por vezes nervosos, estes cavalos são excitáveis e não são de fácil trato. Como verdadeiras máquinas de corrida, são velozes e atléticos.

Descrição
Com uma estatura alta e membros longos e musculosos, o Puro Sangue Inglês tem um porte distinto e atlético. A cabeça destes cavalos é bem delineada, com olhos grandes e vivos, narinas recortadas e orelhas médias. A pele é fina e o pêlo sedoso. O peito é estreito e os joelhos são baixos.

Utilização
O Puro Sangue Inglês é sobretudo usado em corridas planas, salto e concurso completo de equitação. Mas também é utilizado em lazer.

Pelagem
Todas as cores básicas são aceitáveis, sendo o castanho a mais comum.

Influências
A maior influência neste cavalo é sem dúvida a árabe. Contudo há quem defenda também a existência de sangue berbere.

O Puro Sangue Inglês já foi utilizado no aperfeiçoamento de diversas raças mundiais.



PADRÃO DA RAÇA

Peso de 400 a 500 Kg.
Estatura de 155 a 173 cm ­(160 em média).

Pelagem - as cores predominantes da pelagem são o castanho queimado, o alazão, o castanho simples, o tordilho e o negro, na ordem decrescente. A pele é fina e sensível, deixando ver o sistema vascular subcutâneo. Os pêlos são ralos, sedosos e finos, e as crinas, também finas, escassas e brilhantes.

Cabeça - pequena, larga, seca, expressiva, de perfil direito, ligeiramente ondulado, levemente convexo nos garanhões e côncavo nas éguas. A fronte é plana e larga e a face estreita. As orelhas são proporcionadas ou sejam, médias, delgadas, afiladas, móveis e implantadas baixo. Os olhos são grandes, vivos e proeminentes. As narinas são largas, finas, dilatadas, rosadas e úmidas internamente. Os maxilares afastados, musculosos, revelando energia e a garganta é leve e limpa.

Pescoço comprido, direito, piramidal e bem ligado ao tronco.

Corpo - o corpo do PSI apresenta grande variabilidade de formas de maneira que não é fácil reconhecê-lo, o que, aliás, sucede com outras raças de cavalo de origem semelhante. Só o registro do "Stud Book" pode atestar sua pureza. O corpo é longo. A cernelha é alta, seca e longa. O dorso é comprido, largo, direito e musculosos. A garupa é comprida, poderosa, não muito larga, horizontal, porém há bons corredores de garupa inclinada. As ancas são bem musculosas. A cauda é fina, alta, acompanhando a linha da garupa e balança-se durante a marcha. O peito é um pouco estreito, ainda que musculoso. O tórax é alto e profundo, com as costelas um pouco arcadas, às vezes estreitas, dando costado plano. Flanco curto, e ventre cilíndrico, pouco desenvolvido, ou esgalgado no cavalo em exercício.

Membros - os membros são alongados e finos, revelando adaptação à velocidade. Os quartos traseiros são compridos. As espáduas são longas, bem oblíquas e secas. O braço é musculoso, relativamente curto e o antebraço muito longo. O joelho é forte e largo na frente. O fêmur é longo e direito, com a sôldra baixa e um pouco para fora. As coxas e as patas são compridas. Os jarretes são altos e direitos. Os tendões são muito fortes e assinalados, e as articulações largas e incisivas. As quartelas são longas e medianamente inclinadas e os cascos médios e duros.

CARACTERÍSTICAS
O cavalo Inglês é especializado na alta velocidade, alcançando 15 a 18 metros por segundo, porém o que ganha em velocidade, perde em resistência.
Distinguem-se dele dois tipos: o "Flyer", para carreiras curtas de 800 a 2.000 m, de espáduas mais verticais e garupa mais caída, muito nervoso e mais veloz, e o "Stayer", para corridas mais longas, de 3.000 a 4.000m, mais forte, de paletas mais oblíquas, garupa horizontal, de ângulos mais abertos, menores e mais elegantes. É capaz de saltar até 2,5 m de altura e 7,5 m de vão. Geralmente corre de 1 a 3 anos, depois, ou se inutiliza ou é levado para a reprodução ou outra utilização, segundo o sexo e qualidades. Seu temperamento é extremamente nervoso. Costuma ter boca dura, gênio ruim, sendo difícil de conduzir. Goza de boa reputação como reprodutor, sendo utilizado em quase todos os países para a produção de "meio-sangue" para fins militares e esportivos, escolhendo-se para isso os reprodutores mais reforçados e harmônicos, que, em geral, não alcançam bom êxito nas corridas. Contribuiu para o melhoramento e
formação de numerosas raças, com as quais revela traços de semelhança: Pantaneiro, Quarto-de-Milha, Trakchner, Normando, etc. Em nosso país tem sido recomendado, sobretudo para a produção de cavalos do exército. Seus "meio-sangue" são também utilizados para fins desportivos, principalmente na equitação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário