GEEQ

GEEQ
Paixão sem limites ! Somos loucos por cavalos !

sexta-feira, 21 de maio de 2010

Precauções ao parto!!

Preparando-se para o parto:


Deve-se providenciar um local seguro onde a égua possa dar a cria. É melhor colocar a égua que vai parir numa área afsatada dos outros cavalos. Muito freqüentemente, outras éguas vão tentar roubar o novo potro da mãe, o que pode resultar em muito aborrecimento para a mãe, e possíveis ferimentos no potro recém-nascido. Não é incomum outros cavalos atacarem um potro recém-nascido e matá-lo, se a mãe não for capaz de protegê-lo. Após o potro ter nascido, longe dos outros cavalos, não é boa política tentar colocar a égua e o potro com outros cavalos até que ele tenha, pelo menos, 2 ou 3 semanas de idade. É melhor, então, deixar os cavalos conhecerem o recém-chegado por sobre uma cerca. Permitir que as éguas dêem cria no pasto, junto com outras éguas prenhez, é uma prática comum, mas supervisão cuidadosa deve ser uma regra. A área destinada ao parto deve ser segura. Se a égua vai dar cria no pasto, não deve haver colinas ingremes, ravinas ou riachos com barrancos nas margens. Muitos potros recém-nascidos morrem por causa de quedas em áreas de parto irregulares e inseguras. Parir em uma cocheira tem duas grandes vantagens: protege contra um mau tempo e outros animais, e torna possível uma supervisão próxima, permitindo socorro imediato, se necessário. Felizmente, a maioria das éguas não tem problemas ou complicações no parto, mas é melhor estar preparado no caso de um auxílio ser necessário.

Nascimento do potro:

Aproximadamente 90% das vezes, as éguas dão cria à noite. O processo de parto leva somente em torno de 15 a 30 minutos porque as éguas têm músculos abdominais muito fortes. Se uma égua está em trabalho de parto intenso (fazendo força para baixo e obviamente pressionando para dar cria), por mais de 30 minutos é necessário auxilio profissional, ou experiente, imediato. Não apresse a égua, deixe que leve o tempo necessário para um parto sem assintência, se tudo ocorrer bem. Normalmente, logo antes de iniciar o trabalho de parto, a égua parecerá nervosa, comento pequenas quantidades de comida e, então, andando em círculos. Pisotear um pouco o solo, chutes leves no abdome, defecação freqüente de pequenas quantidades de esterco, deitar-se e levantar-se a intervalos curtos são sinais comuns de que a hora do parto está próxima. Logo após o "rompimento da bolsa d'agua" em torno do potro, inicia-se o trabalho de parto e uma "bolha"aparece através da vulva. A maioria das éguas dá cria deitada. A apresentação normal do potro é com as duas patas dianteiras aparecendo rezoavelmente juntas, seguindas logo pelo focinho e cabeça, logo atrás, dos joelhos.Logo que as patas dianteiras e a cabeça estão fora, o potro é normalmente expelido rapidamente, com muita força. A maioria das éguas normais requer pouco ou nenhum auxilio. Partos difíceis são normalmente devido a potros fracos, doentes ou mortos, que não estão na posição normal para nascer. Como o tempo de nascimento normal é tão curto ocorre sob grande pressão, é aconselhável que o proprietário ou pessoa que esteja acompanhando o parto, seja familiarizado com o método de corrigir situações que requer atenção imediata.

Manejo eqüino


• Separação da égua que irá parir para ambiente adequado aos 11 meses de gestação (importante se considerar 15dias a mais ou a menos)

Observar preenchimento de úbere, relaxamentos dos ligamentos pélvicos, dilatação da vulva.

• Parto
Pode demorar de 30 a 60 minutos
Ocorre geralmente à noite
Observa-se sinais da égua de sudorese, intranqüilidade, manoteamento do solo, olhar os flancos, ansiedade, contações involuntárias dos membros posteriore, e batidas de cauda sobre o períneo.
Ideal local calmo, limpo e seco.
Éguas de primeira cria e éguas com histórico de problemas devem ser observadas durante o trabalho de parto (raças maiores é também recomendado pelo tamanho grande tamanho do potro).
É sempre prudente ter veterinário de plantão ou sobreaviso para qualquer emergência.

• Após o nascimento o potro já deve estar ativo tentando se levantar e mamar
É importante observar se o potro mama o colostro pois este quando nasce é agamaglobulinêmico (devido ao tipo de placenta epiteliocorial difusa da égua não há passagem ao feto das macromoléculas).
Produção de colostro da égua ocorre de 4 a 2 semanas antes do pato.
Potro tem reflexo de sucção de 5 a 25 minutos depois do parto.
O pico de absorção das imunoglobunias ocorre nas 2 primeiras horas, é importante que haja a ingestão de 1litro nas primeiras 6 horas.
Éguas produzem de 20 a 22 litros de leite por dia.
É importante avaliação do colostro: éguas novas produzem menos colostro, dos 3 aos 10 anos há melhor produção.
Banco de colostros com leite coletado de maneira asséptica pode ser armazenado e congelado por até 18 meses. Retirar da égua no maximo uma mamadeira após o potro mamar.

• Cura de umbigo diária com iodo de 5-10% de preferência em pé.
• É importante observar a liberação do mecônio de 2 a 3 horas após o nascimento
• Durante 7 a 10 dias piquetes seguros para égua e potro.
• Vermifugação inicio com 30 a 60 dias e controle de ectoparasitas, repetir a cada 60 a 90 dias.
• Desmame do 4 ao 6 mês
Ambiente e manejo alimentar adequados.

2 comentários: